Michael Jantzen é um artista intitulado pela Sountern Illinois University, em 1973. Naquela época, Jantzen começou a ter um grande interesse pela arquitetura, experimentando distintos métodos de abordagem do projeto arquitetônico. Inclusive, construiu ele mesmo várias estruturas e pequenas casas experimentais, as que, no geral, utilizavam sistemas alternativos na geração de energia.
Jantzen, desde 1998, desenvolve projetos realizados com meios digitais, onde explora as possibilidades de desenho de distintas estruturas. A partir da construção, ou da desconstrução, Michael Jantzen cria o imaginário para que, talvez, vários arquitetos possam encontrar inspiração para seus projetos.
Em 2001, criou Human Shelter Research Institute, uma organização sem fins lucrativos, que se dedica ao desenvolvimento de sistemas alternativos para o refúgio humano.
Seu trabalho foi publicado em revistas, livros e jornais, assim como exposto em galerias, programas de televisão e documentários. Além disso, já expôs suas obras no National Building Museum, no Canadian Center for Architecture, na Escola de Design e Arquitetura de Harvard e no Museum of Modern Art em Nova York.